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HORTA DE ESPINAFRE

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Espinafre tem sido uma das hortaliças que mais tenho consumido, pois é uma fartura aqui no quintal de casa, você pode ver na foto desse post!!! Refogado e torta é o que há!!! Pode até fazer suco!!

Existe mais de um tipo de Espinafres, um chamado de Espinafre Verdadeiro (espinafre-europeu ou espinafre-da-pérsia), o Espinafre-da-Nova-Zelândia, Bertalha (espinafre-indiano ou caruru-inglês) etc…

Aqui no Recanto Fogaça temos o Espinafre da Nova Zelândia

Encontrei alguns relatos sobre suas origens, Ásia e Oceania e Índia, foi levado a Europa e depois trazido para o Brasil.

Em 100 g de espinafre figuram 93 g de água, 2,3 g de proteínas, 0,3 g de gordura, e 1,8 g de hidrocarbonatos, e apenas umas 20 calorias. É rico em vitaminas, minerais em forma de sais, clorofila, oligoelementos e fermentos, cálcio, fósforo e enxofre, oferece uma composição ideal,  a melhor farmacopeia que é necessária e eficaz para a formação do sangue: arsênico (0,009 mg em 100 g), cobre, lodo, ferro (10 mg em 100 g), vitamina C e clorofila, que é quimicamente muito parecida com a hemoglobina humana.  Contém vitamina A em quantidade notável benéfica para a proteção da pele e das mucosas, que nem sequer se perde por cocção, evaporação ou conserva. Também vitaminas B, ferro, sódio e potássio.

Nesse post vou falar sobre o cultivo do Espinafre da Nova Zelândia, pois é o que tenho na horta.

Nome Científico: Tetragonia tetragonoides

Nomes Populares: Espinafre-da-nova-zelândia, Espinafre

Família: Aizoaceae

Categoria: Folhas e Flores, Plantas Hortícolas

Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical

Origem: Nova Zelândia, Oceania

Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Nutrientes: O espinafre-da-nova-zelândia tem pouquíssimas calorias (14 kcal) e é rico em vitaminas e minerais. Ele é uma uma ótima fonte de vitamina A (4400 UI), C (30 mg), riboflavina (0,1 mg), B6 (0,3 mg), cálcio (58 mg), ferro (0,8 mg), magnésio (39 mg), cobre (0,1 mg) e manganês (0,6 mg), além de conter boas quantidades de tiamina, niacina (0,5 mg), ácido pantotênico (0,3 mg), fósforo (28 mg), potássio (130 mg) e zinco (0,4 mg).

* Quantidades em 100 gramas da planta crua.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de tolerar uma ampla faixa climática, o espinafre-da-nova-zelândia aprecia o clima ameno (temperatura ótima: 21ºC), produzindo mais nestas condições. Multiplica-se facilmente por sementes. O espaçamento entre as plantas deve ser de 50 cm. O ciclo do plantio até a colheita é de cerca de 70 dias.

As sementes (na verdade frutos secos) podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta.

Deixar as sementes de molho na água por 1 dia pode apressar a germinação, que geralmente é demorada (entre 2 semanas a 3 meses ou mais).

As sementes também podem ser semeadas em sementeiras ou pequenos vasos, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras.

Embora o espinafre-da-nova-zelândia também possa ser propagado por pedaços de ramos, que enraízam com facilidade quando parcialmente submersos em água, é raro encontrar alguém que use este método de plantio, mesmo em regiões de clima quente onde pode ser cultivado por todo o ano.

O espinafre-da-nova-zelândia pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos grandes.

Aqui em casa é plantado diretamente na terra e se espalha muito, por isso a fartura!!!!

Veja a receita de TORTA DE ESPINAFRE
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Sobre mim

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Nascida em São Paulo, no ano de 1982, enquanto o sol estava em Aries. Sonhava em ser professora, escritora e acadêmica. Sempre amou mato, praia e animais.
Com ascendente em Touro, sempre teve muito apetite, comia tudo que via pela frente. Em 2000 concluiu o magistério, 2001 começou a lecionar.

Em meados de 2003 teve o primeiro contato com o universo vegetariano, quando sua irmã começou a transição para essa dieta. Interessou-se, experimentou, aprendeu algumas receitas, mas continuou sua vida entre receitas vegetarianas e carnistas, mas sempre recebendo bem as informações sobre alimentação, benefícios, saúde e exploração animal.

Em 2010 concluiu a graduação em Pedagogia e em 2012 a pós em Psicomotricidade. Em outubro de 2015 esse banco de informação foi se transformando em consciência, gradativamente foi retirando o consumo de carne no dia a dia, e em maio 2016 tomou a decisão de não se alimentar de morte. E em 2018 resolvi dividir informações e dicas nesse Blog.
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