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GESTANTE E ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

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Diferente do que a indústria da carne e seus influenciáveis dizem, SIM, é possível manter uma dieta vegetariana durante a gestação, de acordo com estudos da American Dietetic Association e a Academy of Nutrition and Dietetics, ambas dos Estados Unidos. Esta última publicou um artigo, no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, no qual dá seu aval para dietas vegetarianas e veganas, incluindo durante gravidez e amamentação.

Dietas vegetarianas e veganas são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem fornecer benefícios na prevenção e no tratamento de certas doenças”, diz a organização. Entre elas, doenças do coração, diabete tipo 2, pressão alta, obesidade e alguns tipos de câncer, sobretudo os gastrointestinais.

A Academy of Nutrition and Dietetics ainda faz referência a estudos cujos resultados registraram que as voluntárias grávidas e vegetarianas tinham menor sobrepeso ao fim do primeiro trimestre de gravidez e menores complicações, como diabete gestacional.

https://jandonline.org/article/0002-8223(93)91966-T/abstract

É importante para qualquer gestante incrementar a alimentação com mais frutas, vegetais, leguminosas, se necessário e supervisionado por profissional, suplementos nutricionais.

Veja a tabela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 80, de 13 de dezembro de 2004

http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B8989-1-0%5D.PDF

CONSULTE SEU MÉDICO SOBRE A INGESTÃO DE SOJA NAS FASES DA GESTAÇÃO.

Tabela 3 – Ingestão Diária Recomendada para Gestantes e Lactantes

Nutriente Unidade Gestante Lactante Vegetal porção 100 g
Proteína (1) g 71 71 Quinoa 12g Soja 12,5 g
Vitamina A (2) (a) mcg ER/d 800 850 Cenoura crua 1326 mcg
 Vitamina D (2) mcg/d 5 5 15 a 20 min de sol diário
Vitamina C (2) mg/d 55 70 Acerola 941,4 mg
Vitamina E (2) (b) mg/d 10 10 Semente de girassol 35 mg
Tiamina (2) mg/d 1,4 1,5 Semente de girassol 1,5mg
Riboflavina (2) mg/d 1,4 1,6 Amêndoa 1 mg levedo 4,3 mg
Niacina (2) mg/d 18 17 Amendoim 10,18
Vitamina B6 (2) mg/d mg/d 1,9 2,0 Banana 0,7
Ácido fólico (2) mcg/d 600 500 16 g Levedo de cerveja 626 mcg
Vitamina B12 (2) mcg/d 2,6 2,8 Quinoa, Trigo e alga
Biotina (2) mcg/d 30 35 Amendoim 101,4   μg
Ácido  pantotênico  (2) mg/d 6 7 Farelo de arroz 7,4 mg
Vitamina K (2) mcg/d 55 55 Brócolis 369 mcg
Cálcio (2) mg/d 1200 1000 Coentro desidratado 784 mg
Ferro (2) (c) mg/d 27 15 Coentro 81,4
Magnésio (2) mg/d 220 270 Semente de linhaça 347 mg
Zinco (2) (d) mg/d 11 9,5 Semente de abóbora 4,2 mg
Iodo (2) mcg/d 200 200 Canberries 400 mcg
Fósforo (1) mg/d 1250 1250 Champignon 103,3 mg
Cobre (1) mcg/d 1000 1300 Aveia 1 mg
Selênio (2) mcg/d 30 35 Castanho do Pará 4000
Molibdênio (1) mcg/d 50 50 Ervilhas, feijões e leguminosas
Cromo (1) mcg/d 30 45 Açaí, polpa 29,4
Manganês (1) mg/d 2,0 2,6 Linhaça 2,5mg
Colina (1) mg/d 450 550 Soja 116mg  gérmen de trigo 202 mg

(a) 1 µg retinol = 1 mcg RE; 1 µg β-caroteno=0.167 µg RE; 1 µg carotenóides provitamina A=0.084 µg RE

(b) mgα-TE/d. Não há evidência que para gestantes e lactantes o valor seja superior ao valor para o adulto.

(c) 10% Biodisponibilidade

(d) Biodisponibilidade moderada – calculada com base em dietas mistas contendo proteína de origem animal

(1) Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes. National Academic Press, Washington D.C., 1999-2001.

(2) FAO/OMS. Human Vitamin and Mineral Requirements. In: Report 7ª

Joint FAO/OMS Expert Consultation.

Bangkok, Thailand, 2001. xxii + 286p.
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Sobre mim

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Nascida em São Paulo, no ano de 1982, enquanto o sol estava em Aries. Sonhava em ser professora, escritora e acadêmica. Sempre amou mato, praia e animais.
Com ascendente em Touro, sempre teve muito apetite, comia tudo que via pela frente. Em 2000 concluiu o magistério, 2001 começou a lecionar.

Em meados de 2003 teve o primeiro contato com o universo vegetariano, quando sua irmã começou a transição para essa dieta. Interessou-se, experimentou, aprendeu algumas receitas, mas continuou sua vida entre receitas vegetarianas e carnistas, mas sempre recebendo bem as informações sobre alimentação, benefícios, saúde e exploração animal.

Em 2010 concluiu a graduação em Pedagogia e em 2012 a pós em Psicomotricidade. Em outubro de 2015 esse banco de informação foi se transformando em consciência, gradativamente foi retirando o consumo de carne no dia a dia, e em maio 2016 tomou a decisão de não se alimentar de morte. E em 2018 resolveu criar esse blog para compartilhar e trocar conhecimentos sobre vida vegetariana, vegana e saudável.
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